Saturday, 28 August 2010

Portugal 1996 - Simão



Os últimos dias para Simão Sabrosa devem ter sido emocionantes. Primeiro anunciou a sua despedida sa Seleccão e ontem acabou por conquistar a Supertaça Europeia com o seu clube Atlético Madrid.
Simão Pedro Fonseca Sabrosa nasceu a 31 de Outubro 1979 em Vial Real. Iniciou a sua carreira como futebolista jovem no Diogo Cão e um ano mais tarde, em 1992, transferiu se para o Sporting onde jogou os proximos cinco anos pelas camadas jovens.
Em 1997 fez o seu primeiro jogo pela equipa principal do Sporting e iniciou a sua carreira profissional logo como marcador. Dois anos mais tarde e depois de 53 jogos e 12 golos pelo Sporting, foi transferido para o Barcelona por €15m. Permaneceu lá dois anos, mas sem relevar o seu talento completo e assim voltou para Portugal em 2001, sendo o seu destino o Benfica.
Desde essa data a sua carreira começou a evoluir e ele tornou se num dos mais acarinhados jogadores e capitão da equipa.
Em 2005 finalmente, depois de onze anos de angustia, ele guiou a equipa ao título de Campeão Nacional. No ano seguinte o Benfica participou na Liga dos Campeões, sendo o maior feito a passagem aos quartos de final, deixando o detentor do título, o Liverpool FC, atrás. Foi uma eliminatória emocionante em qual Simão também foi autor de um dos três golos.
Depois de muitas tentativas de assegurar os seus serviços, por parte de clubes estrangeiros, nos dois anos seguintes ele finalmente seguiu o seu caminho para o seu clube actual: Atlético de Madrid. Deixou o Benfica, tendo disputado 172 jogos e marcado 76 golos. Para mais conquistou um Campeonato Nacional e uma Taça, mais uma Supertaça.
Em Madrid conseguiu o que anteriormente não tinha conseguido: um título internacional. O Atlético conquistou a primeira edição da Liga Europa e ontem a Supertaça Europeia contra o Inter de Milão.
Na Selecção Nacional ele teve um início de carreira promissor. Em 1996 Portugal sagrou-se Campeão Europeu de Sub16 e Simão foi melhor marcador do torneio. A sua primeira chamada à Seleccão principal ocorreu em 1998 e precisamente a 18 de Novembro ele fez o seu primeiro jogo contra o Israel. Seguiram-se mais 84 jogos e um total de 22 golos, mas sem mais um título internacional.
Obrigado Simão por tudo o que fizeste por Portugal e muitas felicidades no futuro!
A camisola apresentada foi a que utilizou na Final do Campeonato Europeu Sub16 em 1996 contra a França. Foi assinada por o plantel como se pode ver.

The last few days certainly have been very emotive for Simão. Two days ago he announced his retirement of the National Team and yesterday he won the European Supercup with his team Atlético Madrid.
Simão Pedro Fonseca Sabrosa was bor on Oct. 31st of 1979 in Vila Real. He started playing football at a small club called Diogo Cão but was soon was discovered by scouts of Sporting Lisbon an just one year later, in 1992, he was signed by the club. The follwoing five years he played for the youth teams of Sporting before beeing introduced to the first team in 1997. In his very first appereance for Sporting he netted his first goal.
Two years later and after having played 53 matches and scored 12 goals, Barcelona was his next destination. The spanish giants signed him for a fee of app. €15m in summer of 1999. His time there didn´t produce the expected returns and just two years later he went back to Portugal where he was offered a contract at Benfica Lisbon. Many people believe that this was the turning point in his career. He soon became one of the most supported players of the team and the fans just loved him. It didn´t take too much time and he was named as captain of the team.
The club had a quite long time without winning any silverware but success was about to return in 2004 when Benfica lifted the Cup. One year later Simão lead the team to it´s first Championship in 11 years. The year later Benfica had a remarkable CL campaign where they reached the quarter finals, leaving Liverpool behind that won the "Kop" in the previous season.
After been pursuit by different clubs in the years 2005 and 2006, Simão decided to change his mind and left Benfica for a €20m fee and headed to Madrid to represent Atlético. At this club he finally managed to win an international club title by conquering the first edition of the Euro League last year. Yesterday he helped his club winning the Supercup Final vs. Inter.
At the National Team he had a promising start in 1996 at the U16 Euro Championship. Portugal won the title and Simão was awarded as best scorer. In 1998 he had his first cap at the senior team vs. Israel and there were 84 matches to follow. In total he scored 22 goals.
This shirt was worn by him during the Final of the U16 Euro Championship vs. France in 1996 and has been signed by the whole team.

Jogo/ Match: 11.05.1996 Portugal vs. France 1:0

Fornecedor/ Outfitter: Olympic

Friday, 13 August 2010

Benfica 1989 - Hernani



Hernâni Madruga das Neves foi um médio formado no Vitória Setúbal no início dos anos 80 e teve uma subida enorme pouco depois para a 1a equipa do clube. Não demorou muito e ele tinha se tornado a grande figura da equipa onde permaneceu até 1988.
O Benfica não hesitou e contratou-o antes do fim da época 87/88. Mas a estreia começou mal com uma lesão. Depois de ter recuperado ele voltou como o público o conhecia: muito forte, uma boa leitura de jogo e com grande dedicação. Assim tirou o lugar a Elzo e tomou controle no meio campo, servindo melhor o ataque e os jogadores mais ofensivos.
O pior chegou depois do derbi contra o Sporting em Dezembro na Luz. Ele ainda foi o melhor em campo mas teve um controlo antidoping positivo. Acusou cocaína, mas diz-se que o teste seria de um colega e ele apenas tomou a responsabilidade para outro jogador. Foi suspenso por 3 meses mas a época dele já teria terminado.
Na época 1989/90 voltou a atacar e conseguiu ser titular a partir de metade da época. Formou uma dupla forte no meio campo com Jonas Thern e ajudou a equipa chegar à Final da Taça dos Campeões.
Em seguida começou o seu calvário de lesões e nunca mais voltou a ser titular. Durante os 4 anos seguintes no clube nem conseguiu alinhar em 10 jogos em total.
Em 1997 terminou a sua carreira de futebolista profissional. A partir de 1998 iniciou uma carreira de Futebol de praia e tornou se num dos melhores jogadores do mundo dessa modalidade dando um sabor ao que ele podia ter chegado como futebolista se as coisas tivessem corrido melhor.
Ele sagrou se campeão por 3 vezes e ganhou uma Taça de Portugal. Como futebolista de praia limito-me a contar apenas os mais importantes dos seus inúmeros títulos: 1x Fifa Beach Soccer Worldcup, 2x Mundialito, 5x Euro Beach Soccer Cup, 3x Euro BeachSoccer League, Melhor Jogador no Mundialito e FIFA Soccer WC.
Esta camisola foi utilizada por ele no fim da época 1989/90, depois de o fornecedor ter mudado para Hummel em Abril de 1990.

Hernâni Madruga das Neves started playing football at Vitória Setúbal in 198, where his talent was spotted soon and lifted him into the first squad. Within a very short time he rose to become the most important player of the team.
Benfica signed him for the 1988/89 season where he had a bad start. He was injured, but after recovering he came back as the public knew him: powerful with good skills and a fine tactical understanding. Soon he gained a place in the starting line up, but the worst was still to come: After the derby vs. Sporting in Dec. 1988, he was tested positive on cocaine. Until today the details still remain arguable. He always claimed that he never took drugs and not just a few people say that the probes of two players were switched.
With 3 months of abscence the season ended for him and it took him some time in the next season to regain a spot in the starting lineup. After he managed it, he built a superbe midfield with Jonas Thern that guided the team to the Final of the Champions Cup vs. Milan, lost 0:1.
In the following season bad luck came back and he was seriously injured. During his following 4 years at Benfica he didn´t even play 10 matches due to injuries.
After a few more years at lower scaled clubs he ended his career as professional footballer in 1997.
In 1998 he started playing Beach soccer and at this sports he showed what he might have been in football. He won 1 FIFA Beach Soccer WC, 2x Mundialitos, 5x Euro Beach Soccer Cups, 3x Euro Beach Soccer Leagues and was named MVP several times.

Jogo/ Match: -

Fornecedor/ Outfitter: Hummel

Saturday, 24 July 2010

Portugal 1983



Já tenho esta camisola há algum tempo na minha colecção. Até hoje esta camisola é um mistério para mim. Nao foi difícil saber de qual tempo foi, já que a Adidas forneceu outras equipas com o mesmo tipo de camisola, mas ainda não consegui encontrar informações quem a envergou nem se este tipo de camisola foi utilizado em jogo.
Tenho uma foto que mostra jogadores vestir este tipo de camisola, mas não se pode verificar quando foi.
Por isso agradecia qualquer informação sobre ela, seja o que for. Gostaria imenso de saber mais sobre esta camisola.

I do have this shirt in my collection for some time but it still is kind of a mistery for me. It was no big problem to know when it was produced, as Adidas did the same type of shirt for other teams, but i didn´t manage to find out if this type of shirt was ever worn in a match nor who wore it. But i´m sure that it is a offical shirt as i have a picture showing the team wearing this type.
If anybody can enlight me with some input about this shirt, i would appreciate it very much.

Jogo/ Match: -

Fornecedor/ Outfitter: Adidas

Saturday, 10 July 2010

Benfica 2008 - Sidnei



Sidnei Rechel da Silva Junior chegou ao Benfica no verão de 2008. Ele nasceu a 23.06.1989 em Alegrete no Brasil. Em 2003 ele iniciou a sua carreira nos Juvenis do SC Internacional Porto Alegre onde foi formado nos três anos seguintes. A partir de 2007 ele fez parte da equipa profissional e logo no seu primeiro ano conquistou a Supertaça Sul Americana com o seu clube.
O Benfica conseguiu contrata-lo em Julho 2008, pagando cerca de €5m por 50% do seu passe. Na sua primeira época ele participou em 24 jogos pelas Águias marcando três golos, isso como defesa central.
Uma das suas maiores forças é o seu jogo um contra um, no qual ganha muita vantagem devido à sua constituição física.
Em 2005 ele defendeu as cores do seu país natal no Mundial Sub17, jogando todos os jogos, menos a meia-final, e finalmente sagrando-se Vice Campeão Mundial.
Esta camisola dele foi utilizada no jogo contra o Marítimo em 2009. Foi leiloada e calhou-me a mim. Assim também foi dedicada a mim. Obrigado Sidnei e muita sorte.

Sidnei Rechel da Silva Junior, better know as Sidnei, arrived at Benfica in summer of 2008 at the age of 19. He was born and raised in Alegrete in Brazil. In 2003 he started his carreer at the youth team of SC Internacional Porto Alegre where he played for three years before becoming professional in 2007 for the same club. In the same year he won the South American Supercup. After just one year at SC Inter he was signed by Benfica, that paid €5m for 50% of his sporting rights. In his first season he already played 24 matches, scoring three goals.
Sidnei wore the shirt of his homecountry Brazil several times, including all but one matches at the 2005 edition of the U17 WC, where Brazil ended second placed.
This shirt was worn by him during a League match vs. Maritimo in 2009.

Jogo/Match: 26.04.2009 Benfica vs. Maritimo 3:2

Fornecedor/Outfitter: Adidas

Saturday, 3 July 2010

Portugal 2008 - Eduardo



O Mundial terminou para Portugal e resumindo tudo o que aconteceu não é o meu objectivo aqui. Quero me limitar a um aspecto positivo e referir-me a um jogador que chamou à atenção de maneira agradável. Eduardo dos Reis Carvalho, conhecido por Eduardo, é um jogador que merece destaque aqui e por isso quero apresentar uma camisola que foi preparada para ele para o jogo de Play Off contra a Bósnia.
Eduardo foi formado nas camadas jovens do SC Braga mas apenas com 23 anos conseguiu iniciar a sua carreira na Primeira Liga em Portugal. Foi emprestado ao Beira Mar em 2006/07 e na época seguinte foi emprestado por mais uma época, dessa vez ao Vitória de Setúbal com qual logo conseguiu conquistar a primeira edição da Taça da Liga. Foi eleito Melhor Jogador na Final contra o Sporting depois de uma exibição fantástica onde conseguiu defender três penalties. Voltando para o Braga logo ajudou o Clube chegar ao 16 avos de final da Taça UEFA.
Na época passada ele foi peça fundamental do SC Braga em alcançar o melhor resultado da história do Clube, ficando em segundo lugar da classificação do Campeonato Nacional.
Naturalmente que o seu talento nao ficou despercebido pelos responsáveis da Selecção que chamaram-no pela primeira vez em Fevereiro 2009 para um jogo amigável contra a Finlândia. Ele foi convocado para representar Portugal no Mundial 2010 na África do Sul. Em quatro jogos que Portugal disputou, ele jogou todos e apenas sofreu um golo. Assim o público pôde conhece-lo como um dos melhores guarda-redes da competição.
Obrigado Eduardo pelo esforço e a maneira com qual dignificaste a camisola de Portugal no Mundial.

As Portugals run at the 2010 WC already ended, i would like to pay honours to one man that represented our country.
Eduardo is his name and i would like to show a shirt that was prepared for him for the Play Off match vs. Bosnia.
He started playing football at SC Braga but just in his mid 20s he made his first match for a First Division team after he was loaned to Beira Mar in 2006/07. In the following season he played for Vitória de Setúbal and won the first edition of the newly created League Cup vs. Sporting Lisbon. He was voted Man of the match as he saved 3 penalties. He returned to Braga in 2008/09 and helped the Club reaching the round of 16 in the UEFA Cup. Last season he helped his club achieving the best result ever by ending second in the portuguese Championship.
In eary 2009 he made his debut for the Selecção in a friendly vs. Finland. Since then he became first choice for coach Carlos Queiroz and played for Portugal during the 2010 WC in South Africa. During Portugals four matches he just conceded one goal and was named one of the best players of the team.

Jogo/ Match: 16.11.2009 Bosnia vs. Portugal 0:1

Fornecedor/ Outfitter: Nike

Saturday, 19 June 2010

Benfica 2008 - David Luiz



David Luiz Moreira Marinho nasceu dia 22 de Abril 1987 em Diadema no Brasil. Ele comecou a jogar a nível profissional em 2005 para o Esporte Clube Vitória na terceira divisão no Brasil onde ele disputou o seu primeiro jogo aos 16 anos de idade. Mesmo jogando numa divisão inferior ele foi convidado a representar o seu país natal na Selecção Sub20.
No Inverno de 2007 ele foi emprestado ao Benfica para substituir Ricardo Rocha, que deixou as Águias rumo ao Tottenham Hotspurs. Já poucas semanas depois fez o seu primeiro jogo com a camisola do Benfica, num jogo para a Taça UEFA contra o Paris St. Germain substituindo o lesionado Luisão.
No fim da época, após algumas exibições promissoras e já um jogador muito acarinhado pelos adeptos do clube, ele foi contratado pelo Benfica. Mas já pouco tempo depois ele lesionou-se no pé direito o que o deixou fora da competição por quase três meses. Mas com apenas poucos jogos disputados voltou a lesionar-se com grávidade no início de 2008. Desta vez o tempo de recuperação durou quase nove meses e apenas no fim de 2008 voltou a jogar na Liga Intercalar e pouco depois na equipa principal. Desde esse tempo ele é titular indiscutível e na época passada apenas falhou um jogo da Liga. Com Luisão ele forma uma das melhores duplas centrais que já passaram pelo Benfica. Ele é conhecido pelo seu jogo aéreo e os seus passes precisos.
David Luiz completou os 100 jogos para o Benfica no dia 18 de Abril 2010. Terminou a época passada em cheio, ganhando a Taça da Liga e o Campeonato Nacional.
David Luiz vestiu esta camisola durante um jogo contra o Marítimo onde abriu o marcador de forma muito linda.
Obrigado David e muita sorte para o futuro.

David Luiz Moreira Marinho was born on April 22nd 1987 in Diadema, Brazil. He started his professional career in 2005 at Vitória Esporte Clube in Brazils 3rd Division at the age of 16. Nevertehless his good exibitions earned him calls for the Brazilian U20 Selecção.
In winter of 2006/07 he played for Benfica on loan for the rest of the season as their central defender Ricardo Rocha was signed by Tottenham. Just a few weeks later he made his debut as replaced Luisão, who left the field injured, during a UEFA Cup match vs. Paris St. Germain.
For the rest of the season he played 14 matches and was signed at the end of the season.
In the beginning of the next season he got injured on his right foot and was ruled out of competition for 3 months. After just playing a handful of matches he got injured again in the beginning of 2008 and wasn´t supposed to play until the end of 2008.
He started again in Benfica´s second team but soon got called to play in the Portuguese first league again. Since that time he is first choice and inthe 2009/10 season je just missed one match. A few weeks ago he had his 100th appereance for Benfica.
With his fellow countryman Luisão he builds one of the best central defences seen at the Lisbon club, known for his strong aerial play and his pinpoint passes.
Until now he won one Championship and two League Cups.
David Luiz wore this shirt during a match vs. Marítimo where he scored the opener. This shirt was auctioned for charity by the club.

Jogo/ Match: 26.04.2009 Benfica vs. Marítimo 3:2

Fornecedor/ Outfitter: Adidas

Friday, 11 June 2010

Portugal 1986 - Inácio



Hoje começou o Mundial 2010 na África do Sul. Por isso quero aproveitar a oportunidade para apresentar uma camisola de um Mundial passado.
Esta camisola foi utilizada por Augusto Soares Inácio durante o Mundial de 1986 no México. Ainda antes de o torneio começar, o "Caso Saltillo" quase fazia para que o sonho do Mundial terminasse antes de os jogadores terem dado o primeiro toque na bola.
A delegação portuguesa chegou ao México quase um mês antes de o torneio começar por razões de adaptação à altitude e preparação para o torneio mas não encontrou as condições de treino esperadas. Para mais os jogadores ameaçaram fazer greve se os montantes das diárias e os prémios de jogo não fossem renegociados. Esse caso até deu para ser discutido na Assembleia da República, tal como no país inteiro.
Afinal os jogadores não entraram em greve e até começaram muito bem, com uma vitória sobre a poderosa Inglaterra. Foi um dia de festa em que até participaram os jogadores derrotados ingleses. Mas a festa não se deve fazer antes do fim, porque poucos dias depois houve a derrota contra a Polónia e no último jogo, em que nos bastava empatar, perdemos 1:3 contra o Marrocos.
Augusto Inácio foi defesa que iniciou a sua carreira no Sporting em 1976. Transferiu-se para o FC Porto em 1982. dois anos depois jogou a sua primeira Final Europeia contra a Juventus, ainda perdida, para três anos mais tarde finalmente erguer a Taça dos Campeões Europeus em Viena. Ele sagrou-se Campeão Nacional por 5 vezes e ganhou 4 Taças.
Na Selecção estreiou-se em 1976 e disputou o seu último jogo contra o Marrocos no Mundial de 1986. Foi chamado 25 vezes.
Agora apenas me falta uma camisola do Mundial de 1966 para ter uma camisola de todos os torneios em que Portugal participou. Veremos se qualquer dia conseguirei alguma.

Today was the kick-off at the 2010 WC in South Africa. I would like to take the opportunity to display a shirt worn in one of the past WC.
This shirt was worn by Augusto Soares Inácio during the 1986 WC in Mexico. The tournament didn´t even start when it was about to end for the portuguese team due to the so called "Saltillo case". The portuguese delegation arrived in Saltillo, Mexico, about a month before the start of the WC to adopt to the altitude and to prepare for the WC. The conditions at the training gounds were far from being ideal and many things went wrong. Matches that had been arranged between the portuguese and some mexican teams were cancelled etc. As if it couldn´t get worse the portuguese players threatened to strike if bonuses and daily recompensations weren´t adjusted.
In the end Portugal started at the WC and did very good in the first match with a victory vs. England. It was a day to celebrate and so they did in their hotel and even the english players took part. Nevertheless a party should be celebrated at the end and the bill came just a few days later when Bento broke his fibula in training and worse was about to come. The next two matches were lost and Portugal exit the WC after the group stage.
Augusto Inácio started his career in 1976 at Sporting Lisbon and moved to FC Porto in 1982. Just two years later he played his first European Final, lost to Juventus. In 1987 he finally lifted "The Kop". He won five Championships and four cups.
In the National Team he was capped 25 times. His first appereance was in 1976 and his last was vs. Morrocco during the 1986 WC.
The shirt presented nearly completes my collection of Portugal shirts of all major tournaments. A shirt of the 1966 WC is the last piece missing. Maybe one day i will be lucky to own one.

Jogo/ Match: 03.06.1986 Portugal vs. England 1:0

Fornecedor/ Outfitter: Adidas