Saturday 10 April 2010

A Selecção e eu

Acabei de falar sober mim e o Benfica. Agora quero me referir à Selecção.

É interessante, mas crianças primeiro conhecem os clubes e por vezes tornam se adeptos do clube a, b ou c... Eu nao escapei à regra e só anos depois de já me interessar para o futebol e o Benfica, que realizei que tambem havia uma Selecção. Foi em 1983, e lembro me perfeitamente como, que soube disso. Estava em casa do meu tio e ouvimos os relatos do jogo contra a União Soviética em Lisboa, para saberemos que Portugal ia ao Campeonato Europeu pela primeira vez.

Na França chegamos como equipa que todos achavam inferior ás outras, mas assim podemos explorar as nossas qualidades. Acabamos por terminar nas meias finais e a partir de aí Portugal voltou a ser respeitado no mundo futebolístico. Para mim isso resultou numa profunda identificação com a equipa e comecei a seguir o caminho dela.
Em 1989 e 1991 tornamos nos Campeões mundiais de Juniores e a partir de 1996 só falhamos o Campeonato Mundial de 1998 após de um Jogo escandaloso, por parte do árbitro, contra a Alemanha. Portugal desde aí participou em 4 Campeonatos Europeus e este ano irá jogar o terceiro Mundial consecutivo.

Em 1996 estive na Inglaterra e em 2000 fui à Holanda a ver o jogo contra a Roménia. Nessa ocasião tive a grande honra de ficar sentado perto de Eusébio. Mas fui menos eu que a minha mãe que esteve completamente excitada. Um momento muito memorável. Nos anos seguintes sempre tive a possibilidade de ver jogos da Selecção em torneios importantes, dos quais os mais memoráveis foram o jogo contra a Inglaterra em Lisboa em 2004 e a Final, infelizmente perdida.

A mim, por conversas com muita gente, parece me que os clubismos sempre são mais importantes. Pessoas odeiam jogadores na Selecção por serem de um outro clube. Aqui, longe do país natal, isso parece diferente. A pátria esta acima dos clubismos e eu concordo com isso. Na Selecção todos somos Portugal.

2 comments:

  1. Alfredo

    Parabéns pelo blog. Vou adicioná-lo esta noite. Boa sorte e bem vindo à blogosfera. No entanto para quem não sabe alemão, que é o meu caso, tem de ter uma tradução inglesa ou portuguesa na zona dos comentários.

    Abraço.

    ReplyDelete
  2. Bem vindo ao meu blogue.
    Sim, como este blogue foi criado em alemao, os comandos sao alemaes.
    O botao esquerdo é para enviar um comentário. o direito é para pré-visualisar.
    Infelizmente nao posso mudar de idioma, porque tenho mais um blogue com este pérfil que apenas se dirige aos leitores alemaes.
    cumprimentos

    ReplyDelete